quarta-feira, maio 23, 2007

ARCSS lança livro

O livro de Jogos Tradicionais Portugueses
Traduzido em Francês e Inglês, editado pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos (ARCSS), já vai na 2ª edição com 3500 exemplares.

Este livro é um objectivo que o Departamento de Jogos Tradicionais da ARCSS tem perseguido desde 2001 altura em que a primeira publicação que se fez deste género em 1999 denominada "Cadernos de Jogos Tradicionais" esgotou.
O novo livro trata-se de uma edição revista e aumentada do Caderno Técnico de Jogos Tradicionais e é por isso muito mais ambicioso. Se no primeiro livro pretendíamos publicar todos os jogos que se jogavam nos Campeonatos Concelhios de Jogos Tradicionais, num total de vinte, neste publicamos sessenta jogos que são jogados de norte a sul do país, que fomos pesquisando ou nos foram apresentados no decorrer das Mostras Nacionais de Jogos Tradicionais que realizamos desde 2003, distribuídos por duas categorias, Jogos Infantis e Jogos de Jovens e Adultos, traduzidos em duas línguas, o Inglês e o Francês e este facto com o claro objectivo de o fazer chegar às comunidades portuguesas e de lusodescendentes espalhadas pelo mundo, para que possam desfrutar de uma das expressões culturais mais importantes do povo português.
De salientar que este livro foi apoiado pela UNESCO, o Instituto Camões, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a Assembleia da República Portuguesa, o Instituto Português da Juventude e a Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova.
A divisão do livro foi pensada de forma a beneficiar a consulta dos jogos, a divisão linguística e a divisão entre os jogos vocacionados para crianças e os jogos para jovens e adultos, para que seja um manual prático e de fácil leitura, decorrente da aposta numa melhor ilustração para que os leitores interpretem sem grande dificuldade o desenvolvimento do jogo.
Neste livro houve igualmente um maior rigor técnico nomeadamente na definição dos participantes e nos materiais a usar para melhor apoiar as acções de formação que a ARCSS tem desenvolvido em várias regiões de Portugal, assim como a introdução de uma linguagem inclusiva para a não discriminação do género.
Para adquirir este livro basta enviar um email para o Presidente desta Associação, Sr. Miguel Oliveira:
moliveira@arcss.pt




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial